Começou a circular nos aplicativos de mensagens instantâneas no final da tarde desta segunda-feira (16), que o município de Porto Amazonas estaria apresentando dois casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19).
Somente ao Blog do Riomar Bruno, foram inúmeras mensagens pedindo a confirmação ou não da informação.
De fato os funcionários da saúde estiveram trabalhando durante esta segunda-feira, com mascaras e luvas, porem a utilização dos EPIs, é normal, principalmente com o risco de pandemia que atormenta o pais.
Em contato com a Diretora Municipal de Saúde, Thais H Sedlak, a mesma emitiu uma nota a respeito do assunto.
O Departamento de Saúde de Porto Amazona, informa a população de Porto Amazonas que hoje dia 16 de março fomos informados de um caso suspeito de Coronavirus no município. Trata-se de um morador do interior que foi atendido em Campo Largo e se encontra em quarentena aguardando os resultados dos exames, que leva em torno de 48 horas. Nesse momento ainda não existe motivos para pânico e orientamos que sigam as recomendações do Ministério da Saúde.
1- Evitar ir de forma desnecessária para consultas na Unidade Básica de Saúde e no Pronto Atendimento. Procure atendimento somente em caso de extrema necessidade.
2- Evitar contato físico com familiares, amigos, vizinhos (abraços, beijos, aperto de mãos, chimarrão etc).
3- Lavar bem as mãos e fazer uso de álcool em gel.
4-Evitar fazer viagens fora do município, principalmente nas grandes cidades com caso confirmado do Covid-19.
5- Os sintomas do coronavirus é semelhante a se uma gripe (tosse, coriza, febre, dor de garganta, dificuldade respiratória) reforçamos que AINDA NÃO TEMOS CASO CONFIRMADO, ENTÃO NÃO EXISTE MOTIVOS PARA PÂNICO.
ORIENTAMOS QUE AS PESSOAS QUE NÃO ESTUDA/TRABALHA, QUE FIQUEM EM SUAS CASAS, E EVITEM COMPARECER EM CENTROS DE SAÚDE DE FORMA DESNECESSÁRIA.
Amanhã será divulgado ainda um video com orientações para a população.
Extraoficialmente, o Blog do Riomar Bruno levantou que uma paciente que retornou recentemente de uma viajem nacional, apresentou sintomas semelhantes ao do coronavirus, foi coletado material para analise, que foi encaminhado para o Laboratório Central do Estado – LACEN, e o resultado deve ser divulgado nas próximas 48h. Ela esta em quarentena e não teve contato com ninguém de Porto Amazonas, pois procurou atendimento em outra cidade, porem, como é moradora do município, o mesmo foi notificado da suspeita.
Ou seja, reforçando o que foi dito na nota, foram cumpridos os protocolos de saúde e o único caso segue como suspeito até a divulgação do resultado.