Neste ano, não deverá ocorrer solenidade de diplomação dos vereadores, prefeitos e vice-prefeitos eleitos em Palmeira e Porto Amazonas devido à pandemia de Covid-19. Para evitar a propagação do coronavírus, todas as reuniões públicas que ocasionem aglomerações de pessoas estão suspensas. Inclusive, o decreto 6294/2020, que proíbe confraternizações e eventos presenciais com mais de 10 pessoas no Paraná, esta em vigor desde a ultima segunda-feira, dia 07 de dezembro, e é válido por 15 dias.
O Blog do Riomar Bruno, entrou em contato com o Chefe do Cartório Eleitoral de Palmeira, Adilson Severino da Silva, que informou que a Diplomação dos Eleitos será no dia 18 de dezembro, mas por causa da pandemia, não haverá cerimônia, os diplomas ficarão disponíveis para os candidatos eleitos e suplentes até a terceira colocação por partido, para serem retirados no Fórum Eleitoral a partir do dia 18/12.
Amanhã dia 09/12 será encaminhado aos candidatos e partidos o Edital de Proclamação dos Eleitos, no qual constará esta informação, de que não haverá a cerimônia de diplomação e que os diplomas devem ser retirados no Fórum eleitoral.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse do cargo para o qual foi eleito. A solenidade fecha o ciclo eleitoral após votação, apuração e totalização dos votos.
Quanto a Cerimônia de Posse dos Eleitos, e primeira reunião da Câmara de Porto Amazonas, que tradicionalmente ocorre no dia 01 de janeiro, ainda não há informações de como será realizada.