O prazo para as convenções partidárias, que vão definir as coligações e escolher os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores nas eleições municipais de 2020, teve início na segunda-feira (31) em todo o país e vai até o dia 26 de setembro. Além disso, também inicia o período para registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O TSE autorizou, este ano, que as convenções fossem realizadas de forma virtual, pelos partidos, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A permissão tem como objetivo de zelar pela proteção da coletividade durante a pandemia.
De acordo com a resolução, os partidos poderão realizar suas convenções em formato virtual ou presencial até 16 de setembro, atendendo às recomendações de saúde para evitar a propagação do vírus.
A partir das escolhas em convenção, os candidatos já podem apresentar os pedidos de registro à Justiça Eleitoral.
Seis partidos devem realizar convenções
Até o momento, pelo menos seis partidos confirmaram a realização de convenções, a confirmação se deu por meio de editais afixados em alguns pontos da cidade.
Os que confirmaram a realização das convenções são os partidos, PDT Partido Democrático Trabalhista, em 02/09 às 16h, MDB Movimento Democrático Brasileiro, em 06/09 às 09h, PSD Partido Social Democrático, em 06/09 às 09h, PODE Podemos, em 06/09 às 09h, PSL Partido Social Liberal, em 07/09 às 13h, PSB Partido Socialista Brasileiro, em 07/09 às 13h.
Todas as convenções acontecem na Câmara Municipal de Porto Amazonas, pela data e horário divulgados nos editas, percebe-se que há a coligação de três partidos, e coligação de dois partidos, e um aparece sozinho, podendo indicar que haverá três candidatos a prefeito nestas eleições.
Mesmo os partidos se coligando, a coligação só pode ser usada para as candidaturas majoritárias, ou seja par prefeito e vice prefeito, já para vereadores, não haverá mais coligações e cada partido deve lançar seus próprios candidatos.
84 candidatos a vereador
Cada partido pode lançar como candidatos até 150% das cadeiras que a câmara possui. Antes esse numero, era possível ser dividido entre vários partidos (nas coligações) para que se atingisse o numero minimo de candidatos, agora, sem as coligações, os partidos terão o desafio de conseguir mais candidatos.
A câmara de vereadores de Porto Amazonas possui 09 vereadores, ou seja, 09 cadeiras a serem ocupadas. Com isso, cada partido poderá lançar 150% das vagas, o que seria da seguinte forma o cálculo: 09 x 150% = 13,50. O total seria de 13,50 a ser lançado por cada partido, no entanto, como o cálculo contabilizou uma fração, deve arredondar para cima, e, consequentemente cada partido poderá lançar até 14 candidatos a vereador no município, um terço dessas candidaturas devem ser femininas, ou seja 5 candidatas. Assim, se todos os partidos que confirmaram as convenções apresentarem candidatos, teremos incríveis 84 candidatos a vereador em Porto Amazonas nesta eleição, destes pelo menos 30 devem ser mulheres.