De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), pelo menos 20% da população adulta, em todo o mundo, sofre com dores crônicas e incapacitantes (que podem ser temporárias ou permanentes), sem ter ideia de que a origem dessas dores pode estar relacionada a doenças reumáticas. No Brasil, a estimativa é que 15 milhões de brasileiros possam ser acometidos por doenças reumáticas.
As doenças reumáticas atingem o sistema musculoesquelético, incluindo articulações, músculos, tendões, ligamentos, ossos. Algumas doenças podem comprometer outras partes e funções do corpo humano, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele. Além disso, células sanguíneas e o sistema imunológico podem ser afetados.
É importante frisar que podem acometer não apenas idosos, mas também crianças, adolescentes e adultos jovens. Tanto homens quanto mulheres podem ser afetados. Entretanto, algumas doenças acontecem com maior frequência em homens e outras e mulheres. Por exemplo, a gota é muito mais comum em homens. Já a artrite reumatoide, por exemplo, atinge três vezes mais mulheres que homens e o lúpus eritematoso sistêmico atinge 10 mulheres para cada homem.
Segundo dados da SBR, a dor nas costas é a segunda causa mais comum de consultas médicas gerais, só perdendo para o resfriado comum. Entre 65% e 80% da população mundial desenvolve dor na coluna em alguma etapa de suas vidas.
Para o médico reumatologista e professor do curso de Medicina da Universidade Santo Amaro (Unisa), Nilton Salles, é fundamental que as pessoas fiquem atentas a possíveis dores que demorem mais do que o esperado para melhorarem, ou outros sintomas
como, por exemplo, inchaço, febre e manchas na pele. “Dores e inchaço nas articulações, vermelhidão e dificuldade para se movimentar ao acordar podem ser indicadores que algo não está bem. Nesta situação, é muito importante buscar atendimento médico para que se possa investigar o diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado o mais breve possível”, explica o médico.
Ao todo são mais de 120 doenças reumáticas, sendo as mais comuns são: osteoartrite, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites e bursites, artrite reumatoide e doenças da coluna vertebral.